17/10/2023
A Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro apoia e subscreve as notas da Federação Brasileira de Psicanálise - FEBRAPSI, Federação Psicanalítica da América Latina - FEPAL e Associação Psicanalítica Internacional - IPA.
NOTA DE REPÚDIO AOS ATOS TERRORISTAS, À GUERRA E À VIOLÊNCIA
A Febrapsi, Federação Brasileira de Psicanálise, manifesta sua solidariedade
às vítimas do ataque covarde e cruel realizado em sete de outubro de 2023.
Os atos terroristas se disseminam e, infelizmente, corroboram o pessimismo de Freud, expresso em “Por que a guerra?”, de 1932.
Consideramos inaceitável o uso da violência, da opressão indiscriminada contra populações civis de quaisquer países e soluções de conflitos por meio da força bruta. Colocamo-nos ao lado daqueles que anseiam pela busca por soluções negociadas entre nações, em que prevaleçam o reconhecimento e respeito às diferenças étnicas, socioeconômicas, culturais, políticas, religiosas e sexuais, bem como pela responsabilização célere e dura para os crimes cometidos pelos terroristas.
A Psicanálise desde Freud vem se debruçando sobre o efeito de traumas, atos violentos, perdas, lutos intermináveis nos quais predominam o desamparo, a opressão, a impotência, e a impossibilidade de elaborar algo que vai muito além do esperado e do imaginável.
Ela seguirá apostando no diálogo, como sempre fez, entendendo que ampliar a capacidade para pensar e perceber a si e ao próximo é o que poderá nos proporcionar condições mínimas para uma coexistência pacífica.
Conselho Diretor da Febrapsi
Rio de Janeiro, 9 de outubro de 2023.
NOTA DE REPÚDIO AO TERRORISMO, À GUERRA E EM DEFESA DA PAZ
A Federação Psicanalítica da América Latina – FEPAL, em nome dos presidentes das organizações que a compõem, manifesta o seu repúdio, tristeza e preocupação em face dos últimos acontecimentos ocorridos no Oriente Médio, no dia 7 de outubro de 2023, mais um terrível e lamentável episódio dentre as inúmeras guerras e violências que vemos ocorrer nas diversas regiões do mundo, que anuncia a progressão de cruel incivilidade entre os povos envolvidos.
Em meio às guerras e aos conflitos violentos, famílias sofrem e são dizimadas pela terrível perda de seus entes queridos. Lamentamos profundamente por estas mortes, pelos ferimentos e pelos sofrimentos, físicos e psíquicos, provocados pela implantação do terror. Solidarizamo-nos com as vítimas e com os seus familiares.
A prática da psicanálise se assenta em valores fundamentais como o respeito à livre expressão de ideias e à diversidade nos âmbitos político, cultural, religioso, étnico e sexual. Não aceitamos a violência como meio de resolução de conflitos, apostamos no diálogo como instrumento essencial de convivência e defendemos o respeito e a garantia aos Direitos Humanos.
Manifestamo-nos em defesa da PAZ, da democracia, da soberania dos povos, do respeito às diferenças e em repúdio aos discursos de ódio que abrem caminho para atos terroristas, para a guerra e para a barbárie que vão contra a dignidade da pessoa humana.
A ética psicanalítica nos convoca ao radical reconhecimento da alteridade e aos laços que promovam a VIDA.
Conselho Diretor da FEPAL
9 de outubro de 2023
DECLARAÇÃO DA IPA: ATAQUE TERRORISTA DO HAMAS CONTRA ISRAEL
A IPA condena o ataque massivo sem precedentes a territórios civis e a centenas de pessoas indefesas em Israel – lançado pelo grupo terrorista Hamas. Pelo menos 2.000 pessoas ficaram feridas, mais de 600 foram mortas e há um número incalculável de reféns – homens, mulheres e crianças – que foram raptados das suas casas e ainda estão detidos pelo Hamas.
Este ataque brutal a pessoas indefesas é uma lembrança dos momentos mais sombrios da história da humanidade, quando a divisão e a projeção se tornaram tão extremas que levaram a uma demonização completa das populações civis como parte do “outro mau”. É a libertação desenfreada do instinto de morte para causar danos aos inocentes, sem qualquer consideração pelos padrões morais ou outras forças de equilíbrio psicológico.
Condenamos profundamente toda a violência e, especialmente, os ataques massivos e bem organizados dirigidos a pessoas inocentes em todo o mundo, e hoje em Israel. Como psicanalistas, apoiamos o direito de cada ser humano em todo o mundo de se sentir livre, seguro e protegido. Esperamos que a violência pare em breve e que os civis de ambos os lados possam regressar a uma busca civilizada pela resolução de problemas, pela coexistência pacífica e pelo desenvolvimento da cultura.
8 de outubro de 2023.
Comments