04/03/2021 - qui - 21:00
VIA PLATAFORMA ZOOM
É com grande satisfação que convidamos a todos os interessados, para esta Aula Inaugural que pretende trazer à discussão a rica e original contribuição de Achille Mbembe – filósofo camaronês – ao entendimento da extrema violência política e social de nossos tempos.
É uma triste realidade a cruel repetição de atos de violência contra as mulheres, os trabalhadores, os jovens e as crianças de nossas comunidades carentes numa tentativa de tornar banal e aceitável uma política que é mantida pela desigualdade, o racismo e o belicismo.
A Psicanálise que tão corajosamente exibiu em seu surgimento a sexualidade humana, como a força motriz da vida mental, está agora convocada a aprofundar o estudo do relevante papel da destrutividade humana, com igual vigor. Esta é a nossa proposta.
Nossa satisfação é maior pelo fato de trazer um filósofo africano que une uma longa tradição – por muitos de nós ignorada – que remonta a Léopold Senghor, Frantz Fanon, Patrice Lumumba, Amilcar Cabral, Agostinho Neto, chegando a Nelson Mandela – a um consistente conhecimento da filosofia europeia – de Hegel a Foucault.
Nesta mesma linha, nosso Instituto abre suas portas a profissionais bolsistas de baixa renda, em especial afrodescendentes, indígenas e refugiados, que usualmente não teriam acesso a uma formação analítica. Entendemos estar recuperando a proposta de nossos pioneiros.
Agradecemos a gentileza do Prof. Marco Antônio Sousa Alves em aceitar nosso convite para a apresentação do conceito de Necropolítica. Doutor em Filosofia pela UFMG, com estágio em pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris), conhecido estudioso da obra de Achille Mbembe é também Coordenador do Grupo Filosofia, Direito, Poder.
Sejam bem-vindos!
Ney Marinho
Diretor do Instituto da SBPRJ
Anna-Maria Bittencourt
Vice-Diretora do Instituto da SBPRJ
Marial Noel Brena Sertã
Secretária do Instituto da SBPRJ
Palestrantes:
Marco Antônio Sousa Alves
Prof. adjunto de Filosofia e
Teoria do Direito da UFMG
Ney Marinho
Psicanalista, diretor do
Instituto - SBPRJ
Coordenação:
Anna-Maria Bittencourt
Psicanalista, vice-diretora do
Instituto - SBPRJ
Commentaires