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
Coordenadores: Maria da Conceição Davidovich (Rep. do curso junto ao Deptº Curricular e Docente),
Paulo Humberto Bianchini e Joaquim Couto Rosa
LOCAL: Sede SBPRJ
INÍCIO: 14 de março de 2025 - sexta-feira
DATAS: 14, 21 e 28/03; 04, 11 e 25/04; 09, 16, 23 e 30/05;
06, 13 e 27/06; 04 e 11/07
HORA: 11h30-13h
Nº SEMINÁRIOS: 15
COLABORADORES e PROFESSORES: Adriana Lasalvia, Eliane Pessoa, Glaucia Pessoa, GenyTalberg, Indira Stevanato, Isabel Pessoa, Joaquim Couto Rosa, Magda Rodrigues Costa, Marcela Couto e Silva de Ouro Preto Santos, Marcia Ganime, Maria Elisa Alvarenga, Maria da Conceição Davidovich, Maria de Fátima Lobo Amin, Maria Lucia Moret de Carvalho, Maria Noel Sertã, Marluce Aguiar Rojas, Monique Ribeiro de Assis, Paulo Humberto Bianchini, Renata Martinelli Duarte, Maria Regina Trotto e Wânia Cidade.
OBJETIVOS E MÉTODOS: durante o primeiro ano do curso e parte do segundo ano cada aluno fará uma Observação da Relação Mãe-Bebê em seu ambiente familiar, uma vez por semana. Os alunos farão relatórios das observações que serão apresentadas e discutidas em reuniões semanais.
Um dos objetivos da Observação é oferecer ao estudante a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento emocional de um bebê desde o seu nascimento. Por ocasião das discussões no grupo, os alunos têm a possibilidade de comparar e contrastar suas observações e experiências com as de seus colegas.
A valorização da postura de observação e o seu aperfeiçoamento são de grande importância para o desenvolvimento da atitude psicanalítica, já que a interpretação precisa do material psíquico depende, em primeiro lugar, da observação cuidadosa. Por isto, a ênfase do método Esther Bick em uma postura expectante, sem inferências precoces. Só a observação continuada dos fenômenos, o mais possível isenta de conceitos apriorísticos, permitirá que as evidências “falem por si” e adquiram uma configuração diante dos olhos do observador.
AVALIAÇÃO: a participação do aluno é acompanhada e avaliada nos seminários semanais, sendo exigida uma frequência mínima de 75%. Ao final da observação os alunos realizam um relatório que é apresentado, discutido e avaliado no grupo.
PRÉ-REQUISITOS: este Curso é oferecido aos alunos do curso preliminar, podendo, eventualmente, serem aceitos outros membros da Sociedade, desde que haja disponibilidade de vagas.
NÚMERO DE VAGAS: não há
CRITÉRIO DE SELEÇÃO: ordem de inscrição
DISTRIBUIÇÃO DOS TEMAS AO LONGO DOS SEMINÁRIOS: será divulgado no primeiro dia de aula.
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