top of page
.png)
Coordenadores: Anna-Maria Bittencourt, Fernanda Marinho e Ney Marinho.
Professores: Anna-Maria Bittencourt,
Bernard Miodownik, Carlos Fernando Motta, Cristina Cunha, Elisa Alvarenga, Fernanda Marinho, Leticia Tavares, Luiz Fernando Gallego,
Ney Marinho e Sergio Almeida.
LOCAL: On-line/Zoom
INÍCIO: 19 de março de 2025 - quarta-feira
DATAS: 19/03; 02 e 16/04; 07 e 14/05; 04 e 18/06, 02/07
HORA: 20h30-22h
Nº SEMINÁRIOS: 08
OBJETIVOS E MÉTODO:
O programa, ora apresentado, dedica-se ao segundo módulo, conquanto possam ser encontrados na Ementa que se segue as motivações e o espírito norteador da elaboração do curso em seu conjunto de módulos. Pretendemos fazer uma apresentação do berço cultural no qual a psicanálise nasce e se desenvolve, paradoxalmente, crítica dos paradigmas de sua própria época - os tempos do final do século XIX.
Considerada, tal como Paris, berço das grandes mudanças culturais e científicas da época, a Viena de Freud vai ser apresentada como o núcleo em que foi gestada tal doutrina. Nossa suposição é de que possamos iluminar não só as raízes revolucionárias da psicanálise, quanto deixar em aberto as discussões que a teoria dos primeiros anos não pôde abarcar, deixando-a assim opaca para as questões que advieram e dela exigiram reflexão. Na sequência do curso, abordaremos as ideias centrais das principais escolas psicanalíticas, observando que elas derivam de cortes epistemológicos naquilo que podemos chamar de tronco da psicanálise, que é o pensamento freudiano.
Os seminários se darão a cada quinzena, com distribuição de bibliografia prévia que sustente os temas referidos. Após pequena exposição oferecida pelo(s) professor(es) responsável(eis), a discussão se estenderá para todos os participantes. Ressalte-se, mais uma vez, que o objetivo do curso não se atém a uma ilustração cultural, mas implica numa provocação de ideias que permitirão aos alunos, posteriormente, a absorção das raízes de escolas, e técnicas, de suas preferências.
SISTEMA DE VERIFICAÇÃO DO APROVEITAMENTO:
A avaliação pretende ser contínua, no decorrer do curso, considerando-se a participação e a frequência nos seminários. Ao final do curso, deverá ser apresentado um trabalho que verse sobre um dos temas abordados no período de estudo. Este trabalho não deverá exceder 5 páginas, e solicita-se que em sua redação não seja utilizado o recurso IA. Haverá um tempo destinado à avaliação do curso e à apreciação específica do aproveitamento com a participação de professores e alunos.
PRÉ-REQUISITOS: alunos do Período Preliminar devem estar regularmente inscritos no Modulo II do curso.
NÚMERO DE VAGAS: 20 (vinte) - alunos do Instituto; alunos ou associados aos Núcleos do Espírito Santo e Salvador; candidatos do Intercâmbio ABC; associados ao Centro Psicanalítico de Nova Friburgo; e membros da SBPRJ.
CRITÉRIO DE SELEÇÃO: ordem de inscrição, com prioridade para os alunos do Período Preliminar inscritos no Módulo II.
DISTRIBUIÇÃO DOS TEMAS AO LONGO DOS SEMINÁRIOS:
19.03.2025
1º seminário:
Rigor e Ousadia: Ferenczi e Abraham
Profs.: Elisa Alvarenga e Sergio Almeida
Bibliografia: Os professores enviarão posteriormente.
02.04.2025
2º Seminário:
Transição do modelo pulsional - Freud – para o modelo das relações objetais - Melanie Klein
Prof.: Fernanda Marinho
Bibliografia:
1 - Greenberg & Mitchell. Relações Objetais na Teoria Psicanalítica (Tradução Emília de Oliveira Diehl). Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. Cap. 5 Melanie Klein, pp. 87- 110.
Bibliografia suplementar:
a) Steuerman, Emilia. Os Limites da Razão. Habermas, Lyotard, Melanie Klein e a Racionalidade (Tradução de Julio Castañon). Rio de Janeiro: Imago Editora, 2003.
b) Mezan, Renato. O Tronco e os Ramos. Estudos de história da psicanálise. São Paulo: Companhia das Letras, 2014. Cap. 12 Fronteiras da psicanálise, pp. 507-527.
16.04.2025
3º Seminário:
Melanie Klein e Ronald Fairbairn: da transição à inauguração do modelo de relação de objeto.
Profs.: Fernanda Marinho e Bernard Miodownik
Bibliografia:
1 – A ser enviada posteriormente
2 - Fairbairn, W. Ronald. Estudio psicoanalítico de la personalidad. Buenos Aires: Hormé, 1962. Cap. VII Sinopsis del desarrollo de las ideas del autor sobre la estructura de la personalidad (1951) p. 163.
Bibliografia suplementar (Fairbairn):
Ogden, Thomas. Por que ler Fairbairn? In Livro Anual de Psicanálise, v. 26, 2012. p.125-140
07.05.2025
4º Seminário:
As Controvérsias Freud-Klein
Profs.: Fernanda Marinho e Ney Marinho
Bibliografia:
1 - Steiner, Ricardo. Algumas notas sobre a história da Sociedade Britânica de Psicanálise. Trieb, 2023, v.22, p.155-174
Bibliografia suplementar:
Steiner, Ricardo. As Controvérsias Freud-Klein – 1941-45 (Tradução Ana Mazur Spira). Rio de Janeiro: 1998. Cap 1 Antecedentes e desenvolvimento das Controvérsias Fred-Klein na Sociedade Britânica de Psicanálise.
14.05.2025
5º Seminário:
Investigação dos estágios primordiais da vida psíquica: Winnicott e Bion
Profs.: Anna- Maria Bittencourt e Ney Marinho
1 -Winnicott, D. (1967). D.W.W. sobre D.W.W..In Winnicott,C., Sheperd, R., Davis, M., Explorações Psicanalíticas. Porto Alegre: Artmed
2 – Marinho, N. – Bion – um pensador da psicanálise. Texto a ser distribuído.
3 - Bion, uma nota biográfica. In, W.R.Bion 100 anos – Simpósio Comemorativo. Mimeo SBPRJ, 1997.
4 - W.R.Bion. Seminário de Paris (10 de julho de 1978). Mimeo na Biblioteca da SBPRJ
04.06.2025
6º Seminário:
Lacan, o retorno a Freud; e Green
Profs.: Carlos Fernando Motta e professor(a) a ser indicado(a) posteriormente
Bibliografia:
1 – Jacques Lacan, O Seminário Livro IV A RELAÇÃO DE OBJETO capítulo I e II (Introdução e As três formas de falta de objeto)
2 - Jacques Lacan, O Seminário Livro V AS FORMAÇÕES DO INCONSCIENTE capítulo IX A metáfora paterna
3 – Jacques Lacan, ESCRITOS De uma questão preliminar a todo tratamento possível da psicose Cap. lll Com Freud (págs. 554 a 563)
4 – Jacques Lacan-Alain Miller, PERCURSO DE LACAN Conferências caraquenhas - Primeira conferência
Todos os textos da Jorge Zahar Editora
18.06.2025
7º Seminário:
Intersubjetividade em Psicanálise: de Kohut a Storolov
Profs.: Luiz Fernando Gallego e Letícia Tavares
Bibliografia:
1 - SIEGEL, Allen M. - "Heinz Kohut e a Psicologia Psicanalítica do Self" 2a. Edição, 2017. Editado pela ABEPPS e Expressão Editorial.
2 - STOLOROW, Robert D. & LACHMANN, Frank M. - "Psicanálise das paradas do desenvolvimento: teoria e tratamento" Imago, 1983.
3 - STOLOROW, Robert D.; ATWOOD, George E. & BRANDCHAFT, B. Psychoanalytic Treatment: An Intersubjective Approach. Hillsdale, N.J./London: The Analytic Press, 1987.
4 - RICOEUR, Paul - "O Self segundo a psicanálise e segundo a filosofia fenomenológica; os temas maiores da metapsicologia do self; uma lição de filosofia" In: Escritos e Conferências 1 - em torno da Psicanálise. Edições Loyola, SP, 2010. Páginas 107-128.
5 - ORANGE, Donna M.; ATWOOD, George E. & STOLOROW, Robert D. Trabalhando Intersubjetivamente: Working Intersubjectively. Hillsdale, N.J.: The Analytic Press, 1997.
8º Seminário:
Avaliação
Todos os professores
Os cursos eletivos estão abertos MEMBROS E ALUNOS FEBRAPSI
CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES.
bottom of page